domingo, 23 de outubro de 2016

Estou com medo!

Resultado de imagem para narcos
Terminei de assistir as duas temporadas de Narcos, série da Netflix sobre o narcotraficante Pablo Escobar. É uma história ficcional/realista que retrata um período sombrio da Colômbia, onde a bandidagem impôs à sociedade um regime de terror com assassinatos de policiais, atentados com explosões que mataram muitos inocentes, sequestros e ameaças ao poder constituído.
O narcotráfico constituiu-se em um poder, não só pela força, mas infiltrando-se no dia-a-dia da sociedade lavando seu dinheiro sujo em empresas de fachada, praticando assistencialismo nas comunidades pobres onde o poder público não atua e também dentro deste, apoiando ou elegendo políticos simpáticos a eles ou até mesmo de dentro de suas fileiras. Pablo Escobar tentou fazer parte da política, mas não foi bem aceito no meio. Os parlamentares não aceitaram a concorrência.

Aqui no Brasil os números da violência estão assustadores e há muito tempo os nossos policiais evitam usar suas fardas no deslocamento para o trabalho, temendo serem alvos de bandidos. Além disso, Narcos nos dá outro recado. A experiência de legitimar o crime através da política é extremamente perigosa, em todas as instâncias. A banda podre da sociedade ganha força para manipular as leis a seu favor. É bom que fiquemos de olhos bem abertos.

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

A Prisão do Cunha

Resultado de imagem para cunha
Então, prenderam o Cunha. Esta é sem sombra de dúvida a notícia da semana. Mas é engraçado observar o efeito que esta prisão causa nas pessoas. A maioria comemorou, mas nem todos pelos mesmos motivos. Há aqueles que acreditam que, finalmente, a justiça está sendo feita, afinal, estamos vendo os grandes figurões da política e do empresariado sendo presos. Há aqueles que, mesmo querendo a prisão do Cunha, ainda creem que a Operação Lava Jato é seletiva e que faz parte de uma tentativa de aniquilação de um grupo político. De minha parte me incluo no primeiro grupo e torço para que o segundo esteja errado em sua concepção de teoria da conspiração. Espero que muitos outros caiam. Candidatos a se mudarem para Curitiba é o que mais tem em Brasília. 
Cunha é um símbolo e prendê-lo dá um significado especial à operação Lava Jato. Mostra que a operação não é brincadeira, afinal mexeu com alguém poderoso, tanto que foi eleito presidente da Câmara pela maioria dos seus colegas deputados. Por causa disto, muitos estão apreensivos com uma possível delação premiada do ilustre preso. Não creio que haverá. Tal qual o José Dirceu, Cunha permanecerá coerente consigo mesmo e negará toda acusação até o final. É meu palpite.

domingo, 16 de outubro de 2016

O NOBEL É NOSSO

Resultado de imagem para bob dylan
Imagino que a Academia que escolhe aqueles que receberão os prêmios Nobel seja composta por senhores e senhoras sisudas, daqueles que leem somente textos científicos, vestidos como personagens do século XVIII e, tal qual ingleses, as 5 da tarde, rigorosamente, reúnem-se para tomar chá. Mas a Academia não fica na Inglaterra e sim na Suécia e este povo me surpreendeu este ano ao conceder o Prêmio Nobel de Literatura a um representante que não é propriamente um erudito.Bob Dylan é country? Bob Dylan é pop? Ou Bob Dylan é rock? Ele é tudo isso junto e a Academia reconheceu não apenas o seu talento musical mas a sua contribuição para o mundo da cultura. Acertou a Academia, aplausos para eles. Fiquei felicíssimo com a escolha porque, como um amante da música, me senti também um ganhador do prêmio junto com Dylan.A música é meu vício, meu calmante e ver um representante da estirpe de Bob Dylan receber um prêmio, em geral concedido a escritores, é algo de um significado maravilhoso.Parabéns a Academia e viva a música!