quarta-feira, 13 de outubro de 2010

BIB BROTHER DE VERDADE

Terminou com sucesso o resgate dos mineiros chilenos que estavam confinados em uma mina de cobre, a 700 m da superfície.
O mundo inteiro acompanhou emocionado, nas últimas 24h, a subida um a um dos participantes involuntários de um reality show no sentido literal da expressão. Afinal, foram 69 angustiantes dias em que aqueles bravos 33 homens ficaram sob a terra, longe de suas famílias, submetidos a uma temperatura escaldante de quase 40ºC, sem a luz do sol, sujeitos a doenças próprias daquele ambiente úmido, escuro e quente, constantemente submetidos ao limite do estresse.
Estes homens foram chamados de heróis. Não, eles não são heróis. Heróis são aqueles que os resgataram. Os mineiros são na verdade vítimas das condições, ou da falta de condições adequadas de segurança naquela mina. O acidente que os prendeu naquelas profundezas revelou falhas no sistema de segurança da mina, como um túnel que servisse de alternativa de saída naquele momento. Além disso, a operadora da mina não comunicou o ocorrido de imediato às autoridades, alegando a necessidade de avaliar a situação.
Os 33 sobreviventes, e agora renascidos mineiros, merecem todo respeito do povo chileno e de suas autoridades. Talvez este triste acontecimentos sirva de lição e permita que sejam tornadas melhores as condições de trabalho destes profissionais, que tiram das entranhas da terra, a riqueza da qual eles mesmos não desfrutam.