quarta-feira, 13 de outubro de 2010

BIB BROTHER DE VERDADE

Terminou com sucesso o resgate dos mineiros chilenos que estavam confinados em uma mina de cobre, a 700 m da superfície.
O mundo inteiro acompanhou emocionado, nas últimas 24h, a subida um a um dos participantes involuntários de um reality show no sentido literal da expressão. Afinal, foram 69 angustiantes dias em que aqueles bravos 33 homens ficaram sob a terra, longe de suas famílias, submetidos a uma temperatura escaldante de quase 40ºC, sem a luz do sol, sujeitos a doenças próprias daquele ambiente úmido, escuro e quente, constantemente submetidos ao limite do estresse.
Estes homens foram chamados de heróis. Não, eles não são heróis. Heróis são aqueles que os resgataram. Os mineiros são na verdade vítimas das condições, ou da falta de condições adequadas de segurança naquela mina. O acidente que os prendeu naquelas profundezas revelou falhas no sistema de segurança da mina, como um túnel que servisse de alternativa de saída naquele momento. Além disso, a operadora da mina não comunicou o ocorrido de imediato às autoridades, alegando a necessidade de avaliar a situação.
Os 33 sobreviventes, e agora renascidos mineiros, merecem todo respeito do povo chileno e de suas autoridades. Talvez este triste acontecimentos sirva de lição e permita que sejam tornadas melhores as condições de trabalho destes profissionais, que tiram das entranhas da terra, a riqueza da qual eles mesmos não desfrutam.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ESTADO APARELHADO

A conclusão da investigação realizada pela própria Receita Federal, afirmando que o acesso aos dados fiscais do vice-presidente nacional do PSDB, Eduardo Jorge, aconteceu de maneira intencional, serve-nos de alerta quanto ao perigo do aparelhamento da máquina estatal.
O uso do poderio da Polícia Federal, através de investigações direcionadas com intuito claro de fragilizar adversários políticos, também faz soar o alarme de riscos à democracia.
Também é público que setores do governo tem o desejo de exercer algum tipo de controle sobre a liberdade de imprensa. Isto chegou a constar de uma versão do plano de governo da candidata Dilma, depois retirado devido à reação da sociedade, sabidamente contrária a esta idéia.
Todos que viveram o triste período da ditadura militar, e não concordaram com ela,  tem por obrigação estar permanentemente vigilantes para qualquer escorregão que permita a volta daqueles tempos. Tanto quanto a ditadura de direita, que deixamos para trás, a de esquerda também é nociva à sociedade, exemplos não faltam mundo à fora.
Agora, com o 2º turno das eleições, temos uma excelente oportunidade de escolha entre um projeto que almeja o uso do Estado para o controle da sociedade e um projeto que pensa o Brasil com desenvolvimento e democracia na plenitude da palavra.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Jogo Democrático

O povo gaúcho fez sua escolha no último domingo. Democraticamente escolheu novamente uma proposta de governo que já havia experimentado um tempo atrás. A opção vencedora, acredito, não é a que vai garantir a qualidade em gestão que o Estado alcançou. 
Neste governo foram alcançadas importantes conquistas que ultrapassam as questões partidárias e devem ser observadas como ações de Estado. O Deficit Zero, ou seja, o equilíbrio das contas públicas, onde o Estado só gasta o que tem, proporcionou que o Rio Grande se transforma-se em um verdadeiro canteiro de obras, com estradas sendo asfaltadas, atendendo demandas de décadas das comunidades do interior. Permitiu também a realização de mais de duas mil obras em escolas, desde a simples reforma de um banheiro ou refeitório, até a reconstrução de prédios inteiros, que não recebiam nenhuma manutenção havia dezenas de anos, ou ainda, a construção de novas escolas onde a demanda populacional essim exigia.
Mas, a democracia é assim mesmo, e quem a defende como nós do PSDB, respeitamos o resultado das urnas. Nos próximos 4 anos estaremos do outro lado do balcão, fazendo oposição ao governo que começará em 01/01/11. Oposição ao governo e não ao Estado do Rio Grande do Sul.