quinta-feira, 14 de maio de 2009

Abra a janela

Em tempos de gripe mexicana, suína, A H1N1, ou seja lá seu nome, devemos tomar cuidado com o ar que respiramos. Assim como as gripes, outras doenças se espalham pelo ar, com a tuberculose, por exemplo.
Com a chegada de dias mais frios, andar de ônibus e lotações torna-se uma aventura extremamente perigosa. Por medo de sentir um pouco de frio, as pessoas mantém as janelas fechadas. Ocorre que, num ambiente pequeno onde 50, 70 ou mais pessoas expremem-se é lógico que ao manter as janelas fechadas, o ar por todos respirado não será renovado. Basta então que naquele local exista uma pessoa portadora de alguma doença, cuja contaminação se dê pela respiração, para por em risco todas as demais.
Seria interessante que as autoridades sanitárias realizassem uma campanha preventiva, que orienta-se a população para um gesto tão simples: ABRA A JANELA.

domingo, 10 de maio de 2009

A culpa é nossa.

O deputado federal gaúcho Sérgio Moraes declarou esta semana que não tá nem ai para a opinião pública, que ninguém acredita no que a imprensa denuncia e, o que é pior, político denunciado é reeleito.
A primeira vista, esta declaração causa impacto. Mas, pensando bem, ele não está totalmente errado, afinal, o Collor está lá de novo e foi eleito pelo povo.
Este deputado sem querer está nos dando um alerta: precisamos aprender a escolher nossos representantes. Eles não ocupam os cargos onde estão somente pela própria vontade. Para chegar lá eles tem que passar por uma eleição e nós é que os escolhemos.
Então, para não ficar ai reclamando durante 4 anos, na próxima eleição escolha melhor em quem vai votar.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

O CORREDOR PAROU

Este é meu texto de estréia no blog e já começo indignado. Hoje à tarde e no começo da noite o corredor de ônibus da Av. Assis Brasil, em Porto Alegre, simplesmente parou. É isso mesmo, PAROU.
A fila de ônibus era tão intensa que não se via o final. Começava na estação Triângulo e ia próximo ao Bourbon Assis Brasil.
Para se ter uma idéia, o ônibus que usei para retornar a Cachoeirinha, saiu do centro de Porto Alegre às 17:15h e chegou à Granja Esperança às 20:00h.
Quase três horas para percorrer um trajeto normalmente feito em 50 ou 60 min.
Buenas! A EPTC e a Metroplan devem explicações, afinal não são eles os "planejadores" deste caos?