quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ESTADO APARELHADO

A conclusão da investigação realizada pela própria Receita Federal, afirmando que o acesso aos dados fiscais do vice-presidente nacional do PSDB, Eduardo Jorge, aconteceu de maneira intencional, serve-nos de alerta quanto ao perigo do aparelhamento da máquina estatal.
O uso do poderio da Polícia Federal, através de investigações direcionadas com intuito claro de fragilizar adversários políticos, também faz soar o alarme de riscos à democracia.
Também é público que setores do governo tem o desejo de exercer algum tipo de controle sobre a liberdade de imprensa. Isto chegou a constar de uma versão do plano de governo da candidata Dilma, depois retirado devido à reação da sociedade, sabidamente contrária a esta idéia.
Todos que viveram o triste período da ditadura militar, e não concordaram com ela,  tem por obrigação estar permanentemente vigilantes para qualquer escorregão que permita a volta daqueles tempos. Tanto quanto a ditadura de direita, que deixamos para trás, a de esquerda também é nociva à sociedade, exemplos não faltam mundo à fora.
Agora, com o 2º turno das eleições, temos uma excelente oportunidade de escolha entre um projeto que almeja o uso do Estado para o controle da sociedade e um projeto que pensa o Brasil com desenvolvimento e democracia na plenitude da palavra.